Todos os dias, a Terra é bombardeada com mais de 100 toneladas de poeira e partículas de tamanho de areia.
Aproximadamente uma vez por ano, um asteróide do tamanho de automóveis entra na atmosfera da Terra, cria uma bola de fogo impressionante, e queima-se antes de atingir a superfície.
A cada dois mil anos mais ou menos, um meteoróide do tamanho de um campo de futebol atinge a Terra e causa danos significativos.
Só uma vez a cada poucos milhões de anos, um objeto grande o suficiente para ameaçar a civilização da Terra atinge o planeta. Crateras de impacto na Terra, a Lua e outros corpos planetários são evidências dessas ocorrências.
Rochas espaciais menores do que cerca de 25 metros (cerca de 82 pés) provavelmente irá queimar-se quando entram na atmosfera da Terra e causar pouco ou nenhum dano.
Se um meteoróide rochoso maior que 25 metros, mas menor do que um quilômetro (um pouco mais de 1/2 milha) atingisse a Terra, ele provavelmente causaria dano local para a área de impacto.
Nós acreditamos que qualquer coisa maior do que 1-2 km (um quilômetro é um pouco mais do que meia milha) poderia ter efeitos em todo o mundo. A 5,4 quilômetros de diâmetro, o asteróide potencialmente perigoso maior conhecido é Toutatis.
Em comparação, os asteróides que povoam o principal cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter, e não representam ameaça para a Terra, pode ser tão grande quanto 940 km (cerca de 583 milhas) de diâmetro.
Asteroides poderão chover sobre a terra por 100 anos, os especialistas chocados tem advertido.
Em 2012, a NASA identificou o asteroide AG5 2011, que estava em rota de colisão com a Terra e a previsão era que nos atingiria em 2040. Após monitorá-lo por algum tempo, os pesquisadores concluíram que as chances de uma colisão eram pequenas e diminuiriam com o tempo.
Porém, a algum tempo atraz a NASA enviou um alerta dizendo que após colidir com outro asteroide menor, o AG5 2011 alterou sua trajetória e aumentou sua velocidade, entrando em rota direta de colisão com a Terra. Segundo o alerta, há uma chance de 95% de o asteroide colidir conosco em 2017, mais especificamente, em 19 de maio de 2017!
O AG5 2011 tem um tamanho aproximado de 140 km, fazendo com que o impacto seja assustadoramente avassalador para o nosso planeta, com o poder de destruição de continentes inteiros!
Poderá haver extinções em massa e, inclusive, a morte da maioria da população mundial. Estima-se que o impacto seja equivalente a 50 bombas atômicas!
Atualmente um cinturão de asteroides até então desconhecido foi localizado no espaço profundo e agora está vindo na direção do interior do sistema solar.
Isso significa que um “assassino global” pode colidir com a Terra já em 2020, acabando com a vida tal como a conhecemos e alterando o clima por milênios.
As previsões aterrorizantes vem com a NASA revelando novos dados muito preocupantes que mostram que 400 impactos são esperados entre 2017 e 2113, com base em novos dados observacionais de objetos vistos no espaço ao longo dos últimos 60 dias.
A maioria vai ter um diâmetro máximo de cerca de 100 metros e o potencial de causar danos significativos.
Cientistas estão muito preocupados, advertindo que um Asteróide Colossal (AG5 2011) também está vindo em nossa direção, e ameaçará a Terra em apenas seis anos.
Fonte : Ton Müller
Nenhum comentário:
Postar um comentário