stars

stars
FIAT LUX

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

A magnífica constelação do caçador.




Aqui nos céus de minha cidade nesta época do ano, podemos nos extasiar com esta visão sensacional da constelação de Órion, que na  minha opinão é a mais bonita entre todas.
Órion é uma constelação reconhecida em todo o mundo por incluir asestrelas brilhantes e visíveis em ambos os hemisférios.
A constelação tem a forma de um trapézio formado por quatro estrelas principais : Betelgeuze , Rigel , Bellatrix e Saiph. É uma constelação fácil de ser observada pois, de entre as estrelas que a compõem, destaca-se a presença de três : Mintaka (Delta Orionis) , Alnilam (Epsilon Orionis) e Alnitak (Zeta Orionis). No Brasil são popularmente conhecidas como " As três Marias", que formam o cinturão de Órion e estão localizadas no centro da constelação.
Nesta constelação também se encontra uma das raras nebulosas que podem ser vistas a olho nu, a Nebulosa de Órion que é uma região de intensa formação de estrelas.
Na Mitologia grega, representa o herói Órion, um grande caçador que é amado por Ártemis.Apolo, irmão de Ártemis, por não aprovar o romance entre os dois e envia um escorpião para matá-lo. Apólo, então, desafia a pontaria de Ártemis, outra grande caçadora, que atinge em cheio seu amado que fugia do escorpião. Percebendo o engano que havia cometido, Ártemis, em meio às lágrimas, pediu para Zeus colocar Órion e o Escorpião entre as estrelas. Na Mitologia Nórdica, a constelação é denominada "Frigga Distaff" (Fuso de Frigga). Como a constelação está no equador celestial, vários intérpretes sugerem que as estrelas que giram no céu da noite podem ter sido associadas com a roda girando da deusa Frigga.

A maior estrela deste conjunto é a super gigante vermelha Betelgeuze que é uma das maiores estrelas conhecidas.Seu diâmetro angular medido em 1920 por Michelson e Pease,em telescópio do Monte Wilson. O seu diâmetro varia entre 500 e 900 vezes o do Sol. No diâmetro máximo, a estrela seria maior que a órbita de Saturno se colocada no lugar do Sol. Apesar de ser apenas 14 vezes mais massiva que o Sol, é cerca de algumas centenas de milhões de vezes maior em volume, como uma bola de futebol comparada a um grande estádio de futebol. A sua proximidade à Terra e o seu enorme tamanho fazem dela a estrela com o terceiro maior diâmetro angular vista da Terra, menor apenas que o Sol e R Doradus. É uma das 12 estrelas em que os telescópios atuais podem visualizar o seu disco real. RIGEL é uma super gigante azul, com um diâmetro de cerca de 116 milhões de Km o que representa aproximadamente 35 vezes o diâmetro do Sol.
Rígel está além do alcance atual de medidas precisas de paralaxe. Estudos espectroscópicos estimam uma distância da Terra entre 700 e 900  anos luz (210 a 280  parsecs), enquanto o "melhor palpite" da sonda Hiparcos é 773 anos-luz (237 parsecs), com uma margem de erro de 19%. Rígel é uma super gigante azul de 18 massas solares, e tem cerca de 85 000 vezes a luminosidade solar,  Rígel é a estrela mais luminosa na região do Sol  na Via Láctea.

Mintaka é uma estrela super-gigante azul . El está a 800 anos-luz da Terra e é a estrela mais ocidental no cinturão de Orion, da nossa perspectiva sobre a Terra. A estrela é 10 mil vezes mais brilhante do que o nosso sol e tem uma temperatura de superfície quente escaldante de 60.000 graus Celsius. Sua massa é 20 vezes maior que a do Sol.


Alnilam é a estrela central do cinturão de Órion. A estrela é uma super gigante,  branco azulada . Está a aproximadamente 1.000 anos-luz da Terra. Alnilam é a  mais brilhante das estrelas do cinturão de Orion e  18.000 vezes mais brilhante do que o nosso Sol. Têm aproximadamente  20 massas solares.  A temperatura da superfície é de 50.000 graus Celsius.



Um fato interessante sobre estrelas do cinturão de Órion é que eles não são estrelas isoladas, e sim sistemas de estrelas. Estrelas super gigantes como estrelas do cinturão de Órion, tendem a ter irmãs que orbitam um centro gravitacional em comum. Este é o caso de Mintaka e Alnilam. Isso mostra como a percepção da Terra não é totalmente precisa. Outro fato importante é que a constelação de Órion tem um sistema muito famoso de nebulosas. Uma das mais famosas é a Nebulosa Cabeça de Cavalo.
Bellatrix é uma estrela massiva com cerca de 8,4 vezes a massa do Sol . Sua idade é estimada em aproximadamente 20 milhões de anos, longa o bastante para uma estrela dessa massa consumir todo o hidrogênio de seu núcleo e se tornar uma estrela gigante vermelha. A temperatura aparente da camada externa de Bellatrix é de 22K, bem mais quente que a do Sol de 5,77 K. Essa alta temperatura da à estrela  um tom branco azulado típico de estrelas de classe b. Seu tamanho é cerca de seis vezes o do Sol.
Saiph está a uma distância estimada de 650 anos luz da Terra,que é parecida à distância de Rigel. Sua temperatura superficial de 26K .Comparada ao Sol é uma estrela enorme, com até 17 vezes a massa solar e mais de 22 vezes o seu raio.


Fonte : Wikipedia /Ciências e Tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário