stars
quarta-feira, 24 de dezembro de 2014
A deslumbrante Nebulosa " CABEÇA DE MACACO ", fotografada pelo HUBBLE.
Nebulosas são um dos alvos preferidos do telescópio espacial Hubble.
Adornadas por gases brilhantes e estrelas flamejantes, elas formam, realmente, imagens espetaculares.
Astrônomos usando o Telescópio Espacial Hubble que capturou imagens no espectro infravermelho de uma região agitada, o nascimento de estrelas a 6.400 anos-luz de distância.
A coleção de imagens revela um nó obscuro e denso de gás e poeira, contrastando contra um pano de fundo de gás brilhante na Nebulosa Cabeça de Macaco (também conhecida como NGC 2174).
A imagem demonstra poderosa a visão infravermelha do Hubble e oferece uma sugestão tentadora do que os cientistas podem esperar do Telescópio Espacial James Webb, que devera ser lançado em 2018. As observações da NGC 2174 foram tomadas em fevereiro de 2014.
Massivas estrelas recém-nascidas, perto do centro da nebulosa (e para a direita nesta imagem) têm o seu brilho refletido nas nuvens de poeira e gás dentro da nebulosa. A luz ultravioleta emitida por essas estrelas brilhantes ajuda a moldar a imagem na forma de pilares gigantes.
Isto ocorre porque a nebulosa é composta principalmente por gás de hidrogênio, que torna-se ionizado pela radiação ultravioleta. À medida que as partículas de poeira são aquecidas pela luz ultravioleta das estrelas, os gases se aquecem e começam a brilhar em comprimentos de onda infravermelhos.
Fonte : SpaceRip.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário