stars
quarta-feira, 3 de dezembro de 2014
FIM DA TERRA E NOVA VIDA EM MARTE.
Marte era conhecida como a "estrela de fogo" para antigos astrônomos chineses, e os cientistas ainda estão intrigados com perguntas sobre o Planeta Vermelho. Mesmo depois que dezenas de naves espaciais foram enviadas a Marte, muito permanece desconhecido sobre esse mundo. Aqui estão alguns dos maiores mistérios não resolvidos que temos sobre Marte.
Por que Marte tem duas caras?
Os cientistas têm discutido a respeito das diferenças entre os dois lados de Marte ao longo de décadas. O hemisfério norte do planeta é suave e plano. Possivelmente estas planícies foram criadas pela água que fluiu uma vez em toda a superfície marciana.
Enquanto isso, a metade sul da superfície marciana é áspera e cheia de crateras, e cerca de 2,5 milhas para 5 milhas (4 km a 8 km) mais elevados na elevação do que a bacia do norte. Evidências recentes sugerem que a grande disparidade observada entre as metades norte e sul do planeta foi causado por uma rocha espacial gigante batendo em Marte há muito tempo.
Ainda assim, existem maneiras de produzir metano, mesmo na ausência de vida, como por exemplo através da atividade vulcânica. Exo Mars da ESA previsto para lançamento em 2016 vai estudar a composição química da atmosfera de Marte para saber mais sobre este metano.
Será que a água líquida corre na superfície de Marte agora?
Apesar de uma grande quantidade de evidências que sugerem que a água líquida, uma vez correu na superfície de Marte, continua a ser uma questão em aberto saber se , ocasionalmente, ainda flui na face do planeta vermelho agora.A pressão atmosférica do planeta é muito baixo, em cerca de 1/100 da Terra, para a água líquida ocorrer na superfície . No entanto, escuras linhas estreitas vistas em encostas marcianas sugerem que água salgada poderia estar circulando para baixo a cada primavera.
Houve oceanos em Marte?
Várias missões a Marte revelaram uma série de indícios no planeta vermelho que sugerem que ele foi uma dia quente o suficiente para que possuir água líquida em toda a sua superfície. Esses indícios incluem o que parecem ser enormes oceanos, redes de vales, deltas de rios e minerais que exigiriam a água para se formar.
No entanto, os astronautas parecem ansiosos para descobrir. Por exemplo, este ano seis voluntários viveram em uma nave espacial simulada por quase um ano e meio no chamado projeto Mars 500, o mais longo voo espacial de simulação já realizado, com o objectivo de replicar uma missão tripulada a Marte do começo ao fim. Há ainda inúmeros voluntários para uma viagem só de ida ao planeta vermelho. Micróbios que se alimentam de rocha minúsculos poderiam ser recursos extraterrestres preciosos de Marte e pavimentar o caminho para os primeiros colonos humanos, e os agricultores poderiam plantar em sua superfície. A questão de se o homem deve ir ou não para Marte no momento fica em aberto. No futuro talvez a sociedade e os governos possam ser convencidos da importância de ir até lá.
Fonte :
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário