stars

stars
FIAT LUX

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

TEMPESTADES SOLARES.



O nosso Sol está localizado 26.000 anos-luz do centro da Via Láctea. Ele circunda a galáxia a cada 250.000 anos, a uma velocidade de 220 quilômetros por segundo. O sol é uma estrela de tamanho médio, uma anã amarela, tipo G na sequência principal. É cerca de um milhão de vezes maior do que  o tamanho do planeta Terra. A temperatura em sua superfície é de 5.500 graus célsius, enquanto em seu núcleo ela é de aproximadamente 15.000.000 de graus.
O Sol emite um fluxo constante de partículas carregadas conhecidas como vento solar. Estas partículas são lançadas ao espaço a uma velocidade de 450 Km  por hora. Os ventos solares ocorrem todo o tempo porém com  picos de maior frequência e intensidade em ciclos a cada 11 anos.
Os períodos de  máxima atividade  são marcados pelo aumento da ocorrência de manchas solares. As manchas solares  são regiões do tamanho da Terra onde os intensos campos  magnéticos  impedem que os gases quentes atinjam a superfície, fazendo com que as temperaturas permaneçam em torno de 4.000 graus célsius. Elas frequentemente ocorrem em regiões de muita atividade. Podemos ver no vídeo, locais onde a atividade magnética propicia  a formação de laços coronais ou proeminências.
Erupções solares, tsunamis solares, são tecnicamente conhecidas como " ondas magnetohidrodinâmicas".
Em fevereiro de 2009, as duas sondas do programa STEREO para observação solar, da Agência Aeroespacial Americana (NASA), detectou uma erupção de 100.000 Km  de altura, lançada a 250 Km por segundo. Ela foi associada a gases e campos magnéticos e são conhecidas como "ejeção de massa coronal" ou CMEs. As ejeções de massa coronal podem expelir bilhões de toneladas de matéria e as lançar ao espaço a velocidade que podem chegar a 12 milhões de Km por hora.
A CME envia um pulso de plasma solar para os limite do sistema solar que podem impactar planetas e ou espaçonaves. Nós podemos ver a sua chegada nas espetaculares auroras BOREAL e AUSTRAL.
Elas se formam quando uma chuva de partículas solares adentra a atmosfera terrestre fazendo os átomos de oxigênio e nitrogênio brilharem.

Fonte : SpaceRip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário