A última imagem divulgada pelo veículo espacial Dawn, que viaja ao encontro do planeta anão, mostra a fonte de luz brilhante a mais de 46 mil quilômetros. O ponto de luz, parecido ao de um holofote, é apontado por ufologistas como “sinal alienígena”.
Em meio as especulações, a Nasa não conseguiu explicar de maneira científica a presença da luz no planeta. Por enquanto, cientistas acreditam que o ponto brilhante pode ser a presença de algum material refletivo e, provavelmente, se trata de gelo. “Agora, tudo o que podemos dizer é que o material reflete 40% ou mais da luz que bate dele. Isso porque a resolução da câmera é limitada devido à distância de Ceres. Se no final a resposta for mesmo um reflexo, é muito provável que seja gelo”, afirmou um membro da missão Dawn, o astrônomo Chris Russell.
Russell acrescentou que pode haver uma origem das manchas por movimentos vulcânicos, mas isso a Nasa terá de esperar até uma melhor resolução, antes de fazer interpretações geológicas.
Usando seu sistema de propulsão iônica, Dawn vai entrar na órbita de Ceres em 6 de março. Quando isso acontecer, tornará a primeira sonda feita pelo homem a visitar o planeta Ceres – ou “Estrela da Morte” - e os cientistas esperam que descubram os segredos por trás de sua mancha branca misteriosa.
Fonte: notícias terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário