stars

stars
FIAT LUX

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Leonard Nimoy, o Spock de 'Jornada nas estrelas', morre aos 83 anos.


O ator norte-americano Leonard Nimoy, conhecido pelo papel de Spock em "Jornada nas estrelas", morreu aos 83 anos, na manhã desta sexta-feira (27), em sua casa em Bel Air, bairro de Los Angeles. Sua mulher, Susan Bay Nimoy, confirmou a notícia ao "New York Times", dizendo que a causa da morte foi o estágio final de doença pulmonar crônica obstrutiva.

Na semana passada, ele foi internado às pressas em um hospital de Los Angeles, EUA, após sentir fortes dores no peito. De acordo com o site TMZ, Nimoy precisou ir ao hospital várias vezes nos últimos meses devido a complicações decorrentes da doença.

"Parei de fumar 30 anos atrás. Não cedo o suficiente. Eu tenho COPD [doença pulmonar obstrutiva crônica]. O vovô aqui diz, pare agora!", escreveu em sua conta oficial no Twitter, na ocasião.

A enfermidade de que Nimoy sofria – conhecida no Brasil como DPOC – tem forte relação com o fumo. Ela é mais comum em adultos, principalmente a partir dos 40 anos. Causa falta de ar, fadiga muscular e insuficiência respiratória, e é apontada pelo Ministério da Saúde como uma das principais causas de mortalidade no Brasil.

Biografia

Leonard Nimoy Simon nasceu em Boston, EUA, , em 26 de março de 1931. Seus pais eram imigrantes judeus da Ucrânia. Ele desenvolveu interesse em atuar em uma idade precoce, sendo sua primeira aparição no palco aos oito anos em uma produção de "Hansel e Gretel". Ele fez aulas de teatro por um tempo no Boston College, e, depois de sair de casa para prosseguir a sua carreira em Hollywood, ele conseguiu seu primeiro papel principal no filme "Kid Monk Baroni", de 1952.

Depois de servir no Exército de 1953 a 1955, ele fez pequenos papéis em alguns filmes, mas principalmente em séries de TV, aparecendo em episódios de "Dragnet", "Sea Hunt", "Bonanza", "Wagon Train", "Rawhide", "The Twilight Zone", "Os Intocáveis", "The Outer Limits", "The Virginian", "Get Smart" e "Gunsmoke" antes de alcançar a fama em "Jornada nas estrelas".

Mais recentemente, ele retornou à série "Fringe" como o maníaco professor William Bell, e fez a voz de Spock em um episódio de 2012 de "Big Bang Theory".

O último trabalho dele como Spock foi "Além da escuridão: Star Trek" (2013) segundo longa da franquia desde a retomada com "Star Trek" (2009), sob direção de J.J. Abrams.

O ator chegou a lançar duas autobiografias entituladas com o personagem: "I Am Not Spock", de 1977, e "I Am Spock", de 1995. Na primeira, ele escreveu: "Em Spock, eu finalmente encontrei o melhor dos dois mundos: ser amplamente aceito na visão do público e ainda ser capaz de continua a interpretar o forasteiro isolado por meio do personagem de Vulcan".

Entre seus últimos trabalhos como ator, figuram ainda a série "The Fringe", na qual interpretou o Dr. William Bell, e o filme "Transformers: O Lado Oculto da Lua", no qual deu voz a Sentinel Prime.

Também diretor, Nimoy dirigiu dois filmes da franquia "Jornada nas Estrelas", "À Procura de Spock" (1984) e "A Volta para Casa" (1986). Ele ainda foi o diretor responsável pela comédia "Três Solteirões e um Bebê" (1987). 


Fonte: g1 globo.com/ UOL



Nota: " Espaço: a fronteira final.
 Estas são as viagens da nave estelar Enterprise, em sua missão de cinco anos, para explorar novos mundos, procurar novas formas de vida, novas civilizações. Audaciosamente indo onde ninguém jamais esteve".
Esta inserção é com certeza, a mais famosa no Universo Sci-Fi. 
As aventuras do capitão Kirk e sua tripulação, a bordo da Enterprise, muito mais do que entreter, retratava um mundo extraordinariamente evoluído, não só tecnologicamente falando, mas sobretudo social, político e moralmente.
Os epsódios eram reflexos claros de  questões sociais e políticas vigentes em suas respectivas épocas. Os personagens são essencialmente altruístas, vivendo num mundo sem doenças, fome ou miséria, onde  "as necessidades de muitos sobrepõem-se às necessidades de poucos ou de um só". Neste Universo onde as vezes se faz necessário o uso das armas, não há como negar que a mensagem fundamental seja de paz e tolerância. Num Universo multirracial e multicultural, todos os nossos problemas, todas as nossas mazelas e diferenças já não têm razão de ser. Na série, os Vulcanos são um bom exemplo de como é possível uma raça extremamente  beligerante, ser capaz de evoluir a ponto de reprimir seus instintos mais primitivos, controlando suas emoções, e guiando-se pura e simplesmente pela lógica. A Leonard Nimoy coube interpretar um dos principais personagens da trama e sem dúvida alguma, o mais ilustre personagem do planeta Vulcano. Nenhum outro ator poderia ter feito melhor, pois Nimoy  interpretou de forma brilhante, dando vida própria ao Sr. Spock. Hoje, não só o Universo "Trekker" ou "Trekkie" está de luto, mas toda uma geração, assim como eu, que cresceu assistindo as aventuras desta turma e pensando como seria bom se algum dia a nossa humanidade atingisse tal ponto evolutivo em todas as áreas. Estou triste pela perda de um ídolo da minha infância, pela perda de Leonard Nimoy e consequentemente, a perda de seu mais marcante personagem. O Sr. Spock agora se junta a companhia do  Dr. McCoy e do Sr. Scott, viajando em velocidade de dobra máxima em direção ao infinito. Obrigado Leonard Nimoy.  Boa viagem e até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário