stars

stars
FIAT LUX

terça-feira, 25 de novembro de 2014

A MAIOR GALÁXIA DO UNIVERSO CONHECIDO.



As galáxias são aglomerados gigantescos de estrelas,poeira e gás unidos por mútuas interações gravitacionais.Existem cerca de 200 bilhões de galáxias no universo, cada uma contendo milhões ou até trilhões de estrelas.
A separação média entre galáxias dentro de um aglomerado é de pouco mais de uma ordem de grandeza  maior do que o seu diâmetro. Logo, as interações entre essas galáxias são relativamente frequentes e têm um papel importante em sua evolução. Pequenas distâncias entre galáxias resultam em deformações devido a interações de maré e podem causar trocas de gás e poeira.
Colisões ocorrem quando duas galáxias passam diretamente uma através da outra e têm suficiente momento relativo para não se juntarem. As estrelas dentro dessas galáxias que interagem tipicamente passam direto sem colidirem, entretanto o gás e a poeira dentro das duas formas vão interagir. Isto pode aumentar a taxa de formação de estrelas, na medida em que o meio interestelar é rompido e comprimido. Uma colisão pode distorcer severamente a forma de uma ou de ambas as galáxias, formando barras, anéis ou estruturas similares a caudas.
No extremo das interações estão as junções de galáxias. Neste caso, o momento relativo das duas galáxias é insuficiente para permitir que passem uma dentro da outra. Em vez disso, elas gradualmente se juntam para formar uma única galáxia maior. As junções podem resultar em mudanças significativas da morfologia, se comparada às das galáxias originais. Quando uma das galáxias tem massa muito maior, entretanto, o resultado é conhecido como canibalismo. Neste caso, a galáxia maior permanece relativamente inalterada pela junção, enquanto a menor é rasgada em pedaços. A Via Láctea está atualmente no processo de canibalizar a Galáxia anã Elíptica de Sagitário a  Galáxia Anã do Cão Maior.
Fonte: Deep Astronomy/ Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário